Notebook ThinkPad X13s

Tecnologia - 06 de Março de 2022 - Imagem: Fotomontagem | eCuesta

Vamos falar a verdade, notebooks que combinam Windows e chips com tecnologia Arm são raros. Mas a indústria não desistiu da ideia. Foi o que a Lenovo demonstrou ao anunciar o ThinkPad X13s no Mobile World Congress 2022 - MWC: o laptop traz processador Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3 e bateria com até 28 horas de autonomia.

A Lenovo faz questão de destacar que este é o primeiro ThinkPad com chip Snapdragon e mostra que a companhia confia na parceria com a Qualcomm, pois, o processador faz a sua estreia em uma das linhas mais icônicas do mercado de notebooks.

A família ThinkPad é, por tradição, focada em robustez. Com o ThinkPad X13s não é diferente, mas o modelo tem a proposta de incrementar a sua característica clássica com alguns avanços consideráveis, entre eles, a maior autonomia de bateria.

É aqui que o octa-core Snapdragon 8cx Gen 3 entra em ação. Anunciado pela Qualcomm no fim de 2021, o chip tem justamente a promessa de mais autonomia de bateria como um de seus principais atributos.

De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 8cx Gen 3 permite que o notebook tenha mais de 25 horas de autonomia com uma carga completa, detalhe que condiz com a duração de até 28 horas prometida pela Lenovo (estimativa baseada em testes com reprodução de vídeo).

E, pasmen, o chip não exige ventoinha, e por este motivo, o ThinkPad X13s é silencioso e bastante fino (13, 4 mm).

DESEMPENHO

Nada disso interessa se o desempenho for decepcionante, concordam? Essa é uma preocupação que ganha força aqui se levarmos em conta que limitações de performance na plataforma Windows são os fatores que mais fazem chips com arquitetura Arm serem vistos com desconfiança.

A Qualcomm afirma que o Snapdragon 8cx gen 3 é até 85% mais rápido que o seu antecessor (o Snapdragon 8cx gen 2) em tarefas multithread; no quesito gráficos, a GPU Adreno que complementa o chip é até 60% mais rápida em relação à geração anterior.

Como sempre, testes independentes é que vão dizer se o ThinkPad X13s se garante no desempenho, mas o clima é de "agora vai", até porque Lenovo, Qualcomm e Microsoft trabalharam em conjunto com fornecedores de softwares para garantir que ferramentas de empresas como Zoom e Sophos (e tantas outras) funcionem a contento na arquitetura Arm.

Ainda no quesito desempenho, vale destacar que o Lenovo ThinkPad X13s pode ser equipado com até 32 GB de RAM e SSD de até 1 TB.

QUER MAIS?

Como o número no nome indica, o ThinkPad X13s tem uma tela de 13,3 polegadas. O componente conta ainda com formato 16:10 e resolução WUXGA (provavelmente, 1920×1200 pixels).

Outras características do laptop dignas de nota incluem Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, 5G (mmWave e Sub-6) e webcam de 5 megapixels com otimização opcional por inteligência artificial.

É claro que a característica mais marcante da linha ThinkPad foi mantida: o TrackPoint vermelho está por aqui.

QUANDO e QUANTO

As vendas do ThinkPad X13s começarão em maio, na Europa. Por lá, o notebook terá preço inicial de 1.399 euros (cerca de R$ 8.000 na conversão direta).

Quanto ao Brasil, não há informação sobre lançamento oficial, mas ao menos a Lenovo não descartou a possibilidade de comercializar o modelo por aqui em algum momento.

FICHA TÉCNICA

⇒ Tela: 13,3 polegadas, formato 16:10, resolução WUXGA, brilho de até 400 nits

⇒ Processador: Qualcomm Snapdragon 8cx gen 3 com GPU Adreno

⇒ RAM: até 32 GB de LPDDR4x

⇒ Armazenamento: SSD PCIe de até 1 TB

⇒ Bateria: 49,5 Wh

⇒ Conectividade: Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, 5G (modem Snapdragon X55), duas portas USB-C 3.2 Gen 2, conexão para fones e microfone

⇒ Webcam: 5 megapixels com sensor IR opcional, Computer Vision opcional

⇒ Sistema operacional: até o Windows 11 Pro

⇒ Outros: TrackPoint, teclado retroiluminado, leitor de impressões digitais, trava Kensington, cor Thunder Black

⇒ Dimensões: 298,7 x 206,4 x 13,4 mm

⇒ Peso: 1,06 kg<

 

» Participe do grupo do Jornal eCuesta no WhatsApp » chat.whatsapp.com/JyUrDbCIyzy6aIUDnyAmAF/
» Curta a página do Jornal eCuesta no Facebook » www.facebook.com/jornal.ecuesta/
» Siga o Jornal eCuesta no Twitter » https://twitter.com/Jornal_eCuesta
» Acompanhe o Jornal eCuesta no Telegram » https://t.me/jornalecuesta
» Siga o Jornal eCuesta no Instagram » https://www.instagram.com/jornalecuesta/