'Bentô Cakes' viralizaram na internet e nas confeitarias

Master Chef eCuesta - 09 de Março de 2022 - Imagem: Facebook | Gabriela Costa Bolos

Quem usa redes sociais com frequência já deve ter visto alguém compartilhar a foto de um bolinho com cobertura de um desenho, meme ou frase, geralmente engraçados, e que cabem na palma da mão. Eles são os chamados 'bentô cakes', que invadiram as redes sociais e confeitarias de diversos países em 2020 e chegaram ao Brasil em meados do ano passado.

Depois de acompanhar o sucesso no exterior, confeiteiros brasileiros atentos às tendências aderiram à moda e, hoje, veem o faturamento aumentar com o novo formato de sobremesa.

Os bolinhos engraçados têm origem na cultura asiática. No Japão, o bentô, ou obentô, é um tipo de marmita, que tem a refeição servida em uma bandeja com repartições e são levadas para viagem pelo consumidor.

Apesar do nome japonês, foi na Coreia do Sul que os bolinhos "bentô" se popularizaram. Lá, essas marmitas são conhecidas como 'doshirak'. Em 2020, os coreanos, adeptos da praticidade, reduziram o tamanho dos bolos tradicionais e passaram a usar embalagens menores e descartáveis para os clientes levarem o produto.

Como a cultura coreana está em alta nos últimos anos, com o sucesso do K-Pop, por exemplo, a viralização e a tendência dos mini-bolos têm sido atribuídos aos coreanos. E foi assim que surgiram os 'bentô cakes': 'bentô', de 'marmita' em japonês, e 'cake', de 'bolo', em inglês. Em uma tradução literal, "bolo de marmita".

"BENTÔ CAKE" NO BRASIL

Os 'bentô cakes' brasileiros são mini-bolos personalizados com memes, declarações e frases engraçadas, entregues em uma embalagem de lanche (a mesma usada para sanduíches), acompanhado de um garfo e uma vela (em caso de aniversário).

Os bolos têm cerca de 10 cm de diâmetro, 8 cm de altura e pesam em torno de 300g. Geralmente são feitos com massa de chocolate ou baunilha e têm recheio escolhido pelo cliente. Segundo ela, na Candy B são 15 opções, como brigadeiro, ninho, café e ovomaltine.

A cobertura dos bolinhos é basicamente de chantili, com algumas variações, como chantininho (chantili de leite em pó), buttercream de merengue suíço e chantili com cream cheese.

A maioria das encomendas são de frases engraçadas e mensagens de aniversário. Hoje em dia estão em alta esse bonequinho feito só de tracinhos. Os bonequinhos que são muito usados como figurinha no WhatsApp são recorde de pedidos. Frases personalizadas com a idade do aniversariante, a profissão do formando, xingamentos e palavras de carinho também são muito usadas com trocadilhos surpreendentes

A proposta dos 'bentô cakes' é presentear uma pessoa, seja pelo aniversário, formatura, comemoração de namoro, pedidos de desculpa e outras situações ou somente a vontade de comer um docinho e ter algo lindo para postar nas redes sociais.

Apesar de ser preparado para uma porção individual, os bolinhos podem servir de duas a quatro pessoas. O preço também varia. Nas confeitarias consultadas pelo pelo Jornal eCuesta, os doces custam entre R$ 40 e R$ 50.

 

» Participe do grupo do Jornal eCuesta no WhatsApp » chat.whatsapp.com/JyUrDbCIyzy6aIUDnyAmAF/
» Curta a página do Jornal eCuesta no Facebook » www.facebook.com/jornal.ecuesta/
» Siga o Jornal eCuesta no Twitter » https://twitter.com/Jornal_eCuesta
» Acompanhe o Jornal eCuesta no Telegram » https://t.me/jornalecuesta
» Siga o Jornal eCuesta no Instagram » https://www.instagram.com/jornalecuesta/