Lingerie certa melhora rendimento de atividades físicas

Feminices - 31 de dezembro de 2021 - Imagem: © Jornal eCuesta

A prática de atividades físicas, cada vez mais importante para a saúde e o bem-estar das pessoas, exige disposição, concentração e conforto, claro. O uso de calçados e roupas compatíveis com a atividade faz com que a indústria da moda aposte forte no segmento, com lançamentos focados nos esportes. Mas o cuidado com o conforto não se resume a isso. A roupa íntima também entrou na lista, com uso de tecidos transpiráveis ou peças que sustentem os seios de forma correta.

"O suor é importante no gasto calórico. Por isso, escolher uma peça com tecido tecnológico, que permita que o corpo transpire sem barreiras, pode influenciar nos resultados", ensina Laura Zani, diretora de moda e estilo da Duzani Lingerie.

Entre os melhores materiais para a prática de atividades físicas estão a microfibra e o algodão. As calcinhas de lycra, por outro lado, devem ser deixadas de lado, pois retêm suor e podem provocar alergias.

"Além disso, o modelo deve ser o mais confortável, para evitar a fricção entre as pernas. Dê preferências ainda às sem costura, o que evita dobras nos tecidos e consequentemente incômodos", explica Zani.

De acordo com a especialista, também é importante evitar elásticos grossos e pedrarias, pois, além de marcarem na roupa de ginástica, eles podem machucar durante a prática do exercício.

"As calcinhas muito finas e apertadas nas laterais marcam a roupa e podem deformar o corpo a longo prazo, pois irão fazer pressão constante na região e modelar o corpo daquela forma", alerta Zani.

No caso dos sutiãs, o ponto destacado é a sustentação dos seios, que deve ser ponto de atenção para as mulheres. O ideal é que o top ou sutiã tenha costuras reforçadas para garantir a firmeza do busto durante o movimento, ajudando a postura e, consequentemente, reduzindo a incidência de lesões. Segundo ela, o estilo nadador é o mais anatômico para o momento da musculação.

"É comprovado cientificamente que o uso do sutiã errado pode influenciar diretamente na saúde. Isso porque a peça garante a distribuição do peso entre as mamas e influencia na pressão que exercem na coluna cervical. No caso de peças muito apertadas, pode ocorrer uma compressão da coluna para frente, uma tentativa de aliviar o incômodo causado, bem como a limitação dos movimentos. Além disso, a circulação sanguínea também pode ficar comprometida", alerta Laura Zani.

COMO ESCOLHER A ROUPA ÍNTIMA IDEAL

Uma pesquisa revelou que 75% das mulheres erram ao selecionar a roupa íntima para esportes. As escolhas sobre os materiais e como eles devem ser usados é essencial para acertar e garantir máximo conforto. Então, nada melhor que conhecer quais são as opções disponíveis e como elas devem ser selecionadas. A seguir, veja como optar pelos materiais mais adequados às roupas íntimas para atividades físicas e escolha a sua.

O TECIDO CERTO

A escolha da peça com o tecido certo para uma determinada atividade física é um dos pontos mais importantes devido à liberação de suor que acontece quando o corpo está em movimento. O ideal é que as peças permitam que a pele transpire e elimine o calor por meio dessas gotas.

Como o suor em contato pode causar alergias e incômodos, o tecido deve deixar a pele respirar. Além disso, ele tem que favorecer a evaporação do suor, pois garante o máximo conforto. A seguir, veja quais são as opções mais indicadas.

Poliamida - Sintética, a poliamida não deixa a desejar quando é utilizada em roupas íntimas para a prática de esportes. Ela é bastante macia e confortável, além de ter uma alta capacidade de absorção e evaporação de líquidos, fazendo com que a pele transpire sem encharcar o tecido. Como seca rapidamente, permite fazer esforços físicos com conforto. Neste processo, a temperatura também permanece um pouco mais baixa, deixando um toque gelado, o que torna as peças agradáveis no calor.

Modal - O modal é uma excelente alternativa ao algodão e tem ótimas características. Essa fibra tem origem na celulose e é obtida pelo mesmo processo da viscose. O resultado é uma peça macia, respirável e com capacidade reforçada de absorver líquidos. Com isso, tira o suor do corpo mais facilmente, além de ser ambientalmente correta.

Lycra - A lycra, usada sozinha, não é a melhor alternativa para roupa íntima para atividades físicas. A fibra sintética dificulta a transpiração e pode aumentar os riscos de alergia. Porém, ela é bem-vinda ao ser misturada a outros tecidos. A combinação com poliamida ou mesmo com algodão faz com que os itens sejam mais agradáveis de vestir e evita que as fibras naturais se rompam, o que eleva a durabilidade.

ATIVIDADES DIFERENTE, ROUPAS DIFERENTES

Como já dissemos, é preciso ter em mente que qualquer pessoa que for treinar precisa usar roupas confortáveis e que sejam adequadas para cada corpo. Isso é regra para todas as modalidades – de nada vai adiantar usar determinado tecido, por mais coerente com a atividade que seja, se a pessoa não se sentir bem nele. Por isso, essa é a principal regra.

Roupas para musculação - A musculação é uma das opções mais escolhidas quando se trata de exercícios físicos. Para homens, o ideal é que eles vistam calças e bermudas de tactel, com camisetas "coladas ao corpo" (que não corram o risco de ficarem presas nos aparelhos, por exemplo). Já para as mulheres, a cartela de roupas é mais diversificada. Calça legging, capri, short e short saia são ótimas opções que ajudam na ativação da microcirculação e auxiliam na recuperação muscular. Tops e regatas de malha mais compridas ficam para a parte de cima.

Roupas para exercícios aeróbicos - Essa categoria requer peças muito parecidas com as roupas de musculação. No entanto, é muito válido usar camisetas em poliamida e elastano. Elas são mais indicadas do que as peças de algodão, pois ajudam a evaporar o suor e também proporcionam maior conforto enquanto a pessoa estiver pedalando, caminhando e correndo.

Roupas para yoga - As melhores opções para roupas de yoga são aquelas que ficam soltinhas ao corpo. Como se trata de uma atividade onde o praticante precisa se mover livremente, roupas muito coladas e que o prenda acabam atrapalhando demais. Por isso, o negócio é investir em calças de elástico, que se moldam à forma do corpo; e tops e camisetas de algodão que se esticam facilmente.

Roupas para crossfit - Essa modalidade já requer o oposto das roupas de yoga. A opção certa é usar peças que fixem no corpo e que também tragam alta sustentação tanto para o tronco quanto para os membros. Como o crossfit pode ser feito ao ar livre, é interessante usar tecidos com proteção contra os raios ultravioleta e, para os dias mais frios, jaquetas de corta-vento e impermeáveis.

Os tecidos fitness da Manatex - A Manatex possui uma linha fitness de tecidos que foi feita especialmente para a prática de exercícios físicos. Além do ótimo caimento e beleza, as malhas em poliamida e poliéster com elastano LYCRA® trazem muito conforto. Além disso, há as opções de malhas lisas, estampadas, mesh, jacquards e com fio brilhante, que podem ser aplicadas em diversas peças, como tops, leggings, bermudas, camisetas, short-saias, macacões, shorts, bodies, jaquetas, entre outros.

 

» Participe do grupo do Jornal eCuesta no WhatsApp » chat.whatsapp.com/JyUrDbCIyzy6aIUDnyAmAF/
» Curta a página do Jornal eCuesta no Facebook » www.facebook.com/jornal.ecuesta/
» Siga o Jornal eCuesta no Twitter » https://twitter.com/Jornal_eCuesta
» Acompanhe o Jornal eCuesta no Telegram » https://t.me/jornalecuesta
» Siga o Jornal eCuesta no Instagram » https://www.instagram.com/jornalecuesta/