Detecção de impedimento via Inteligência Artificial
Jornal eCuesta | BBC - 02 de Dezembro de 2021 - Imagem: Olympics | Jornal eCuesta
A FIFA começou a testar um novo sistema de detecção de impedimento que deve usar tecnologia de inteligência artificial para facilitar o processo de identificar jogadores que estejam atacando à frente da defesa na recepção da bola. O procedimento é batizado de "tecnologia de impedimento semi-automático" e envolve o uso de câmeras no topo dos estádios para localizar os membros dos integrantes de cada equipe.
A organização confirmou o uso do sistema na Copa das Nações Árabes, que começou no último dia 30/11 no Catar que também será sede da próxima Copa do Mundo. De acordo com a BBC, o plano é usar a tecnologia no campeonato principal caso esse teste seja bem sucedido.
Semi-automated offside technology explained ahead of FIFA Arab Cup. Pierluigi Collina and Johannes Holzmüller explain the advancement of the tests to date. This technology will be tested at the FIFA Arab Cup 2021™
#FIFArabCup #FootballTechnology
📽 https://t.co/A6Bef8f25A pic.twitter.com/A63xwvYZTC— FIFA Media (@fifamedia) November 29, 2021
Ainda de acordo com a BBC, as 10 a 12 câmeras instaladas para o sistema permitem que a IA colete dados de até 29 pontos do corpo do jogador em 50 vezes por segundo, enviando o volume aos oficiais na sala de operação para definir com precisão quando o time estava atuando em posição de impedimento. A ideia é resolver as dúvidas geradas nesses momentos do jogo, algo que nem o VAR conseguiu sanar nos últimos 4 anos.
À imprensa, o chefe de arbitragem da FIFA Pierluigi Collina diz que ainda há "áreas a se melhorar" mesmo depois do VAR ter sido estabelecido nas partidas, o que inclui naturalmente o impedimento. "Nós estamos conscientes que o processo de avaliar impedimentos pode demorar mais, especialmente quando são situações limite" declara o oficial, que finaliza comentando que a organização "também está consciente que o posicionamento das linhas pode não ser 100% preciso".
» Participe do grupo do Jornal eCuesta no WhatsApp » chat.whatsapp.com/JyUrDbCIyzy6aIUDnyAmAF/
» Curta a página do Jornal eCuesta no Facebook » www.facebook.com/jornal.ecuesta/
» Siga o Jornal eCuesta no Twitter » https://twitter.com/Jornal_eCuesta
» Acompanhe o Jornal eCuesta no Telegram » https://t.me/jornalecuesta
» Siga o Jornal eCuesta no Instagram » https://www.instagram.com/jornalecuesta/