2022 - O Ano do Tigre

Curiosidades - 02 de Fevereiro de 2022 - Imagem © Roberto Singer

O Ano Novo Chinês 2022 tem duas datas! Pelo calendário solar, o Ano Novo chinês começa no dia 3 de fevereiro! Esse é o calendário usado como referência no Feng Shui e na Astrologia Chinesa Ba Zi.

Pelo calendário lunar, o Ano Novo Chinês 2022 começa no dia 1 de fevereiro. A conhecida Semana Dourada Chinesa será entre 31 de janeiro e 6 de fevereiro. É nesse período que acontecem as festas populares de novo ano na China.

Em 2022, vamos entrar em no ciclo energético que é demarcado pelo Ano do Tigre de Água Yang. Pela análise da Astrologia Oriental Chinesa, o signo do Tigre irá trazer dinamismo fora do comum para as ocorrências do âmbito global e cotidiano em 2022. A energia vigorosa e muitas vezes impulsiva desse signo pode contribuir para que o ano seja cheio de compromissos e acontecimentos.

É preciso ter atenção para que esse impulso de ação não se transforme em agressividade, pois naturalmente há essa tendência, já que este aspecto está na constituição do Tigre e ainda em sua forma Yang do elemento Água.

ENTRE ESTRESSE E VITALIDADE

A força empenhada nas realizações planejadas deve ser cuidadosamente observada para ser o mais equilibrada possível, sem desgaste desnecessário de energia, características do Ano do Tigre. Há tendência de estresse se você não der atenção a si e determinação e vigor de sobra para dar conta dos afazeres.

Busque examinar qual seu limite físico. Isso pode ser uma das chaves para assumir compromissos durante o Ano do Tigre.

INFLUÊNCIA DA ÁGUA

Quanto ao elemento Água que influenciará o ano de 2022, teremos na energia preponderante os aspectos de fluidez, transparência e sabedoria combinados com os movimentos de energia que o signo do Tigre emprega.

Essa fluidez, de certa forma, pode sugerir um ano de bastante movimento, mas com leveza, oferecendo mais espontaneidade e clareza para os acontecimentos. Suaves sim, mas nem por isso menos intensos, principalmente pelo signo do Tigre. Isso sempre dependerá de momentos e escolhas pessoais e coletivas que contribuem para a energia de um todo global.

As características notáveis do Ano Novo Chinês 2022 são a sabedoria natural que sempre contorna as adversidades sem bater de frente, e também a grande possibilidade de comunicação aberta e transparente, o que também pode depender de uma consciência pessoal e coletiva que estejam mais aptas e maduras para exercer o diálogo saudável e ético que se organiza no âmbito pessoal e global.

Com a polaridade Yang, é muito provável que esses atributos ocorram numa configuração mais abrangente, e não fique resguardado apenas no nível particular e pessoal. De forma geral, a atenção é para os aspectos desafiadores que o elemento Água Yang pode trazer, que são os aspectos emocionais muito intensos, influenciando de modo nocivo as escolhas e as relações de modo a se deixar levar pelas emoções.

A COMUNICAÇÃO

No quesito da comunicação, no âmbito global, pode haver facilidade de diálogo entre as nações, assim como compartilhamento de informações que podem servir ao todo e não apenas a interesses particulares. O desafio poderá ser a quantidade de informações compartilhadas e saber discernir as verdadeiras das falsas.

Já no âmbito particular, a comunicação interpessoal, poderá estar mais favorecida do que a comunicação intrapessoal, devido ao grande movimento externo acontecendo. Para isso, exercer sempre o autoconhecimento seja trocando com outras pessoas, seja se expressando individualmente de forma criativa, é indicado para que esse movimento de autocuidado se realize.

Essas serão as características que poderão se apresentar ao longo do Ano Novo Chinês. Dessa forma, também podemos avaliar, empregar e reconhecer nas áreas de nossa vida pessoal e profissional, um movimento de energia mais adaptável e com mais sabedoria que as características do elemento Água pode nos oferecer. Saber aproveitar essas possibilidades depende de cada um e de sua disposição ao aprendizado que o ano propõe, no olhar da Astrologia Oriental Chinesa.

CELEBRAÇÃO

O diferencial do Ano Novo na China é que ele tem uma duração de 15 dias de comemoração. Esse período é extremamente importante para os chineses, pois é um momento que eles realizam uma pausa em seu trabalho e sua vida cotidiana super corrida para se dedicar às suas tarefas pessoais, e também para estarem em família.

Comunidades em toda a China e no resto do mundo tradicionalmente celebram o início do Ano Novo Chinês com uma apresentação de desfiles com dragões gigantes representando a força e a energia que virá.

Há também a tradicional celebração entre as comunidades de todo o mundo comemoram de forma muito especial:

  • • a limpeza da casa é realizada de modo mais profundo, e significa que tirar o pó do ano velho abre caminhos mais fluídos para se preparar para o novo.
  • • a casa é toda decorada com enfeites e cores em tons dourado e vermelho, pensa-se que as decorações afastam o mal e encorajam bênçãos, saúde e paz.
  • • as famílias se reúnem para comer juntas, até as famílias chinesas distantes por longas distâncias se preparam para o encontro.
  • • um jantar de reencontro de Ano Novo é uma parte obrigatória das comemorações.
  • • um sacrifício é oferecido aos ancestrais para mostrar respeito – acredita-se que os ajude a se tornarem prósperos. Oferendas de comidas e bebidas são oferecidas a eles antes.
  • • outro costume muito importante entre as famílias é a distribuição de envelopes vermelhos com alguma quantia de dinheiro. Acredita-se que o dinheiro em envelopes vermelhos traga boa sorte, pois o vermelho é a cor da sorte da China. Assim, os pais costumam oferecer isso aos filhos. O "dinheiro da sorte" dentro deseja saúde e crescimento de seus filhos para o próximo ano.
  • • a comemoração é estabelecida e demarcada com as famosas queimas de fogos, as famílias ficam acordadas na noite da véspera de Ano Novo para assistir aos fogos de artifício no local em que estão.
  • CADA ANO, UM ANIMAL

    Outra prática que se segue do ano novo chinês é a de relacionar cada ano a diferentes animais. Quando entra o ano novo, com a primeira Lua Nova do ano, um novo ciclo começa e cada ano é representado por um animal diferente.

    Essa história é contada por uma lenda antiga oriunda do budismo. O conhecimento mais popular narra que numa ocasião em que Buda convidou os animais para uma festividade, somente 12 deles teriam aparecido.

    Para homenageá-los, os anos passaram a ser conhecidos pela ordem de chegada de cada animal que é a seguinte: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Javali.

    No conhecimento da astrologia oriental chinesa, cada animal representa aspectos da personalidade humana dependendo do ano de nascimento em que se nasceu.

    OS ELEMENTOS

    Os anos no calendário chinês seguem esse ciclo dos 12 animais nessa ordem, porém, a cada ano com cada animal há a correspondência de um dos 5 elementos que provém da Medicina Tradicional Chinesa.

    São eles: a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água. esses elementos conferem a cada combinação entre o signo (animal) e seu elemento atuante no momento, características específicas que podem ser interpretadas e reconhecidas na personalidade de quem nasceu num determinado ano.

    Por exemplo: uma pessoa que nasceu no ano de Javali de Metal é totalmente diferente de quem nasceu num ano de Javali de Madeira, e assim é com cada um dos 12 signos e seus elementos constitutivos naquele ano.

    2022 - O ANO DO TIGRE DE ÁGUA YANG

    As características de energias vinculadas ao Tigre são de movimento e dinamismo. Essa tendência pode acontecer de modo fora do comum para as ocorrências do âmbito global e cotidiano em 2022. A energia vigorosa e muitas vezes impulsiva desse signo pode contribuir para que o ano seja cheio de compromissos e acontecimentos.

    É preciso ter atenção para que esse impulso de ação não se transforme em agressividade, pois naturalmente há essa tendência, já que este aspecto está na constituição do Tigre e ainda em sua forma Yang do elemento Água.

    A força empenhada nas realizações planejadas deve ser cuidadosamente observada para ser o mais equilibrada possível, sem desgaste desnecessário de energia, características do Ano do Tigre.

    Nesse tempo, há tendência de estresse se você não der atenção a si, portanto, é muito importante buscar examinar qual seu limite físico e também emocional. Isso pode ser uma das chaves para assumir compromissos durante o Ano Novo Chinês 2022.

     

    » Participe do grupo do Jornal eCuesta no WhatsApp » chat.whatsapp.com/JyUrDbCIyzy6aIUDnyAmAF/
    » Curta a página do Jornal eCuesta no Facebook » www.facebook.com/jornal.ecuesta/
    » Siga o Jornal eCuesta no Twitter » https://twitter.com/Jornal_eCuesta
    » Acompanhe o Jornal eCuesta no Telegram » https://t.me/jornalecuesta
    » Siga o Jornal eCuesta no Instagram » https://www.instagram.com/jornalecuesta/