Na passarela, Sofia Jirau

Celebridades - 28 de Fevereiro de 2022 - Imagens: Instagram | Sofia Jirau

Frequentemente nos deparamos com diversos tipos de preconceitos no mundo, seja racial, sexual, preconceitos com pessoas de determinados lugares e também com pessoas diferentes fisicamente, que saem dos padrões de beleza impostos. Assim, pessoas com Síndrome de Down também entram nesse meio. Com o avanço do tempo e com a maior aceitação da sociedade, hoje, existem pessoas com essas condições que conseguem quebrar ideias antigas, como é o caso da modelo porto riquenha Sofia Jirau.

Sofia Isabel Jirau González - Sofia Jirau, de 24 anos, se tornou a primeira modelo com Síndrome de Down da famosa marca de lingerie Victoria's Secret. A marca é famosa por suas "angels", que já foram grandes nomes, como Gisele Bündchen e Adriana Lima.

A MODELO

Nos últimos tempos, a marca, anteriormente bem excludente, tem diversificado o seu casting tanto dos desfiles, como das campanhas. No entanto, Sofia não é somente modelo. Ela é empreendedora, tendo sua própria linha de roupas e objetos de decoração.

Além de uma carreira profissional indo bem, a vida amorosa da modelo também está nos trilhos. Ela namora um chef de cozinha que também tem Down e é modelo como ela. "Estou vivendo um sonho", disse ela.

Sofia é a segunda de quatro filhos. Ainda quando era pequena, sua mãe, Mimi González, a matriculou em uma escola para modelos a pedido da própria Sofia. A menina era bem extrovertida e logo começou a fazer ensaios em Porto Rico. Foi em 2019 que ela abraçou de vez o mundo da moda em passarelas e campanhas.

        

A CARREIRA

Em 2020, ela estreou na Semana de Moda de Nova York, que, da mesma forma que a Victoria's Secret, vem tentando ampliar a representatividade do evento. A notícia de que a modelo tinha entrado para o casting da Victoria's Secret veio através da campanha da coleção de lingerie Love Cloud. Nela, Sofia apareceu junto a outras 17 mulheres.

Esse anúncio pode ter pego muita gente de surpresa, mas não os 528 mil seguidores de Sofia. Em seu Instagram, a modelo posta looks do dia e publis, como uma boa blogueira.

Nesse mesmo ano, a modelo começou um outro sonho: ser empresária. Desse modo, ela lançou a Alavett. As conquistas e os planos de Sofia não param por aí.

O SUCESSO

Por exemplo, ela estava determinada a mudar sua forma física durante a pandemia. Então, ela entrou em um processo de reeducação alimentar, com muitos exercícios. Como resultado, conseguiu a transformação que queria.

Além disso, Sofia disse em entrevistas que tem o sonho de ser atriz de cinema. Ela já disse que o seu mantra de vida é "sem limites". Justamente por conta do seu mantra que nem ela, e nem sua família, ligam para as críticas que veem em seu caminho.

Tanto Sofia quanto seus pais rejeitam qualquer discurso capacitista, que retira a autonomia e o poder de decisão da pessoa com deficiência. "Se você me perguntar, meu segredo para alcançar meus sonhos é me amar", explicou ela.

Além disso, a modelo namora o chef de cozinha, Glez Caro E. Chris, que também tem Down e é modelo. Dentre os sonhos de Sofia está conhecer Jennifer Lopez, que é seu ícone fashion.

 

» Participe do grupo do Jornal eCuesta no WhatsApp » chat.whatsapp.com/JyUrDbCIyzy6aIUDnyAmAF/
» Curta a página do Jornal eCuesta no Facebook » www.facebook.com/jornal.ecuesta/
» Siga o Jornal eCuesta no Twitter » https://twitter.com/Jornal_eCuesta
» Acompanhe o Jornal eCuesta no Telegram » https://t.me/jornalecuesta
» Siga o Jornal eCuesta no Instagram » https://www.instagram.com/jornalecuesta/