Judiciário instala “Cartório do Futuro” em Sorocaba

Clique na imagem para ver a Galeria de Fotos do evento

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, instalou ontem (29) a Unidade de Processamento Judicial (UPJ), conhecida como “Cartório do Futuro”, e a sala de Capacitação em Sistemas da 10ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), na Comarca de Sorocaba.

A UPJ do fórum de Sorocaba é a primeira unidade do Interior inaugurada oficialmente e abrange da 1ª a 3ª Varas da Família e das Sucessões. As UPJs são uma inovação criada pelo TJSP em 2015 para adequar as unidades judiciais à nova realidade de trabalho resultante da implantação do processo digital. Além de unificar os cartórios, adota nova divisão das tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. A UPJ contempla três seções: Processamento, Movimentação (controle de prazos) e Atendimento ao Público. Para as informações ou providências relativas aos processos das três varas, o advogado tem apenas um local a se dirigir: a Seção de Atendimento.

O juiz Hugo Leandro Maranzano é o diretor do fórum e da 10ª RAJ; os juízes Carlos Alberto Maluf, Gláucia Cyrillo Pereira, Daniela Bortoliero Ventrice e Marcos José Corrêa são os titulares das três Varas da Família e das Sucessões integrantes da UPJ.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Sorocaba, José Antonio Caldini Crespo, e do desembargador José Ruy Borges Pereira. O juiz Hugo Maranzano foi o primeiro a fazer uso da palavra. Destacou que a UPJ irá beneficiar o destinatário do serviço do Tribunal: o jurisdicionado. Falou também sobre a inauguração da Sala de Capacitação em Sistemas da 10ª RAJ. “Trata-se de uma verdadeira sala de aula, onde os funcionários de toda a 10ª RAJ farão cursos de capacitação, em permanente aperfeiçoamento do uso do Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

O prefeito José Antonio Crespo reconheceu a atenção que a Presidência do Tribunal tem oferecido aos pleitos do município e, em seguida, presenteou o presidente do TJSP com o brasão de Sorocaba.

Paulo Dimas, ao encerrar a solenidade, enfatizou que o ânimo do trabalho sobrevém da ideia de servir aos cidadãos e afirmou que tem certeza que a atuação da UPJ será exitosa. “É um projeto que visa modernizar o Judiciário, aplicando um padrão de racionalização às atividades das unidades judiciais. Depois de tantos anos de Magistratura, mantenho o sonho de um Poder Judiciário cada vez mais forte, independente e efetivo.

Também participaram da cerimônia os juízes assessores da Presidência Fernando Figueiredo Bartoletti (chefe do Gabinete Civil) e José Eduardo Marcondes Machado; os juízes Hélio Villaça Furukawa (diretor do fórum de Itu) e Ricardo Augusto Galvão de Souza (diretor do fórum de Pilar do Sul); o juiz André Rodrigues Menk, respondendo pela Diretoria do fórum de Salto de Pirapora; o coordenador da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) na Circunscrição de Sorocaba, Emerson Tadeu Pires de Camargo, representando o presidente da Apamagis; o promotor de Justiça Arnaldo Marinho Martins Júnior, representando o procurador-geral de Justiça de São Paulo; a promotora de Justiça e vice-diretora da Sede Regional da Associação Paulista do Ministério Público, Patrícia Augusta de Cechi Franco Pinto, representando o presidente da instituição; o conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo Antonio Carlos Delgado Lopes, representando o presidente da OAB; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Sorocaba, Márcio Rogério Dias; o defensor público coordenador da Regional de Sorocaba, João Paulo da Silva Santana; o servidor Silvio Pereira de Oliveira, representando a Secretaria da Administração Penitenciária; o diretor do Deinter-7, delegado José Aparecido Sanches Severo; o comandante do Comando de Policiamento do Interior – CPI-7, coronel PM Antonio Valdir Gonçalves Filho; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sergio Ricardo Moretti; o secretário da Primeira Instância (SPI), Pedro Cristóvão Pinto; juízes, integrantes do Ministério Público, advogados, autoridades civis e militares, convidados e servidores.

Visita à UPJ e Sala de Capacitação em Sistemas

Após a cerimônia, o presidente Paulo Dimas visitou as instalações da UPJ e dirigiu-se à sede da 10ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), nas proximidades do fórum de Sorocaba. No local, visitou as instalações da Sala de Capacitação em Sistemas, então inaugurada, e as demais dependências do prédio, cumprimentando funcionários.

Fonte e Imagens: Comunicação Social TJSP – DI (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br