Hábitos Saudáveis Que Valem a Pena

Mulher de cabelos prêtos, sorridente, se espreguiçando ainda deitada sobre lençóis e traversseiro brancos

Fonte: Hannah Mars | Buzz Feed News
Em: Segunda feira, 01 de Abril de 2019
Imagem: Reprodução | Internet

O modo como vivemos está significativamente ligado à nossa saúde e bem-estar, e é aí que vemos a importância dos nossos hábitos diários. Ao planejar suas promessas de ano-novo e sua dieta pós-Natal, lembre-se destas coisas simples e naturais que você pode fazer para ser um pouco mais saudável. Tenha em mente que criar bons hábitos diários agora irá afetar positivamente a sua saúde mais tarde. Então, aqui estão algumas dicas simples para lhe ajudar.

CHEIRE A CASCA DE UMA LARANJA PARA MELHORAR SEU HUMOR NA HORA

De acordo com alguns estudos, o aroma da casca da laranja, ou do seu óleo essencial, pode ajudar a melhorar o humor, aumentar o estado de alerta e reduzir os níveis de estresse. Você também pode aplicar o óleo essencial de laranja nos pulsos e têmporas para obter o mesmo efeito.

COLOQUE UM LENÇO COM ALGUMAS GOTAS DE ÓLEO DE LAVANDA DENTRO DA FRONHA ANTES DE DORMIR

Esta é uma dica boa mesmo para quem não tem problemas para dormir — o cheiro de lavanda pode funcionar como aromaterapia, promovendo um sono mais profundo e relaxante para todo mundo. Além disso, há alimentos que podem ser consumidos para melhorar a qualidade do seu sono

COMA CONSCIENTEMENTE SEM MUITAS DISTRAÇÕES

Comer bem é comer a coisa certa, mas também da maneira certa. Em vez de comer rapidamente, na frente da tela do computador ou TV, encontre uma maneira de fazer a hora do almoço ser mais relaxada e menos estressante. Preste atenção na comida e aproveite cada mordida — isso vai lhe ajudar a domar o péssimo hábito de comer demais.

NÃO SE ESQUEÇA DE USAR FIO DENTAL REGULARMENTE

Usar fio dental melhora a saúde das suas gengivas, o seu hálito e a higiene geral da sua boca. Aposto que você já ouviu isso uma centena de vezes, mas além da higiene bucal, você sabia que pesquisas mostram que passar o fio também ajuda a prevenir doenças cardíacas? Portanto, agora é a hora de parar de ignorar esse conselho.

CUIDE DOS SEUS OLHOS, SEGUINDO A REGRA DO 20/20/20

Nós passamos uma grande quantidade de nossos dias olhando para telas. Isto pode causar uma grande pressão sobre os olhos, especialmente se isso ocorre por um longo tempo. A regra do 20/20/20 diz que devemos fazer um intervalo de 20 segundos, a cada 20 minutos, desviando o olhar da tela para uma distância de 20 pés (6 metros).

ENCONTRE TEMPO PARA MEDITAR, MESMO QUE POR APENAS 10 MINUTOS

As tarefas do dia a dia podem drenar a nossa energia e nos deixar sem tempo para nós mesmos. Entretanto, quando você começar a se dar um tempo para fazer meditação e realmente apreciar o momento, você não vai querer voltar atrás. Isso só exige 10 minutos do seu dia ou até menos, mas vai fazer uma enorme diferença de muitas maneiras.

ALONGUE-SE DE VEZ EM QUANDO

Um estilo de vida sedentário nunca é saudável para seus ossos e músculos, não importa quantos anos você tem. Por isso, um pouco de exercício aqui e ali é necessário, mesmo que seja só um alongamento. E não se preocupe — você não precisa ser um atleta para fazer isso, basta começar.

SE VOCÊ USA O TRANSPORTE PÚBLICO, DESÇA UMA PARADA ANTES E ANDE

Se você usa o transporte público para ir ao trabalho ou qualquer outro lugar, crie o hábito de usar suas pernas um pouco mais do que o habitual. Ao descer do ônibus uma ou duas paradas antes, você poderá desfrutar de um pouco de ar fresco e colher os benefícios físicos e psicológicos que a caminhada oferece.

BEBA MAIS CHÁ DE ERVAS

Chás de ervas podem ser benéficos em várias questões relacionadas à saúde, incluindo sua a energia, sono e digestão. Escolha o que você mais gosta e adquira o hábito de saboreá-lo pela manhã, no lugar do café.

EVITE O USO INTENSO DE TECNOLOGIA FORA DO HORÁRIO DE TRABALHO

Se você já passou o dia inteiro olhando para a tela do computador no trabalho, faça um favor ao seu corpo e desligue-se por algum tempo, especialmente antes de dormir.

TENTE IR PARA A CAMA UMA HORA MAIS CEDO QUE O HABITUAL

A falta de sono é uma das maiores causas de sintomas relacionados ao estresse. Evite sobrecarregar o seu corpo, dando-lhe bastante descanso. Se você costuma se empolgar fazendo suas tarefas noturnas, coloque um alarme para lembrá-lo de que é hora de ir para a cama!

ESFOLIE A PELE COM UMA MISTURA DE SAL MARINHO E AZEITE DE OLIVA

Faça um mimo à sua pele com uma esfoliação natural feita com apenas dois ingredientes: sal marinho e azeite de oliva. Basta misturar uma xícara de sal marinho com meia xícara de azeite. A mistura pode ser armazenada em um pote de vidro por até dois meses, e usada no corpo todo (exceto rosto) até três vezes por semana, durante o banho.

ESTEJA CIENTE DE SUA POSTURA, ESPECIALMENTE S TRABALHA SENTADO NA MAIOR PARTE DO TEMPO

Você está ciente da maneira como se senta à mesa do trabalho? Verifique se o seu computador está posicionado na distância correta dos seus olhos e se sua mesa está na altura ideal.

ESCOLHA A ESCADA EM VEZ DO ELEVADOR

Por que usar o elevador quando subir ou descer pelas escadas pode ser uma excelente atividade física rápida? Priorize a saúde do seu corpo e circulação, optando pelas escadas sempre que puder, especialmente em casa e no trabalho.

PREPARE O ALMOÇO DA SEMANA NO DOMINGO

Se você almoça no trabalho, pare de comer em restaurantes e comece a levar seu próprio almoço. Se você pode preparar uma refeição saudável em casa, por que não fazer mais e deixar sobras para os próximos dias? Preparar alimentos saudáveis com antecedência incentiva você a comer corretamente, já que não é preciso cozinhar todos os dias.

AFASTE-SE DE SUA MESA E FAÇA SEU ALMOÇO AO AR LIVRE

Tire o máximo de proveito da luz do sol e do ar fresco, fazendo a sua hora de almoço do lado de fora, em vez de ficar dentro do escritório por tantas horas. Além de dar uma pausa aos seus olhos e nariz, você também vai melhorar seu humor e aumentar a sua produtividade.

DÊ A SI MESMO ALGUM TEMPO SEM ÁLCOOL

Se você sabe que vai ter uma festa no fim de semana, diga não à taça de vinho durante o jantar de segunda a sexta — desta forma, você pode planejar a sua semana de uma forma equilibrada.

TENTE DIMINUIR OU CORTAR O AÇÚCAR E ADOÇANTE DO SEU CAFÉ OU CHÁ

Se você quer reduzir a sua ingestão de açúcar, essa é a melhor maneira de começar. Coloque um pouco menos de açúcar ou adoçante cada vez que tomar seu chá ou café e continue reduzindo até cortá-los completamente.

MANTENHA A INGESTÃO REGULAR DE VEGETAIS NECESSÁRIOS COM SUCOS

Os vegetais são tão importantes quanto as frutas, mas sempre acabamos consumindo-os em menores quantidades. Fazer vitaminas que incluem vegetais é uma maneira fácil de mudar isso— basta acrescentá-los aos seus sucos e bater no liquidificador. Os melhores para isso são o espinafre, pepino, acelga e couve.

COMO EM CASA COM FREQUÊNCIA E PLANEJE AS SOBRAS

Evite consumir os péssimos conservantes, sais, gorduras e açúcares escondidos nas comidas prontas e de restaurantes. Faça tudo em casa. Por exemplo, é melhor fazer seu próprio molho para massas com tomates e cebolas frescas do que comprar os enlatados — é mais barato e mais saudável. Além disso, cozinhar em casa vai lhe ajudar a planejar refeições saudáveis para a semana inteira, como falamos anteriormente.

MANTENHA UMA GARRAFA COM ÁGUA COM VOCÊ ONDE QUER QUE VÁ

Todos sabemos da importância de beber mais água. Para facilitar a sua vida e não esquecer de se hidratar durante todo o dia, mantenha uma garrafa de água sempre à mão. Opte pelas de vidro ou aço, e nunca reutilize as de plástico.

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