Micro regionalização da saúde

Fachada Hospital Municipal de Conchas

Na última sexta-feira (5) o Deputado Estadual Fernando Cury (PPS) esteve reunido em seu escritório político em Botucatu com o Dr. André Balbi, superintendente do Hospital das Clínicas da Unesp, para tratar de questões que envolvem a região.

Participaram também o Prefeito de Conchas, Odirlei Reis, a Secretária Municipal de Saúde de Conchas, Cecília Lima e o Vereador Márcio Merlin (PSB). Em pauta, o Hospital Municipal de Conchas, que possui, atualmente, 60 leitos e registra de três a quatro mil atendimentos mensais em seu Pronto Socorro, além de quase 50 internações nesse mesmo período.

A “micro” regionalização da saúde foi o tema desta reunião, uma ideia que sem dúvida pode contribuir de maneira significativa para o bem da população. Como é sabido, atualmente, muitas cidades dependem do serviço prestado pelo Hospital de Clínicas da Unesp, e caso haja um entendimento e avanço de tudo o que foi conversado e discutido, será possível “descentralizar” o atendimento e, através de uma parceria, tanto estrutural quanto profissional, permitir que o atendimento de menor complexidade aconteça no Hospital Municipal de Conchas.

Isso resultaria em melhorias para as pessoas dos municípios vizinhos, da microrregião de Conchas, onde os pacientes terão a qualidade e referência do Hospital de Clínicas da Unesp em um local mais próximo, ou seja, com tempo menor de viagem.

Com esse mesmo objetivo, esteve presente na reunião o Dr. Kandir Dinhane, diretor clínico do Hospital Casa Pia São Vicente de Paulo, que tem um custo mensal de funcionamento de R$ 700 mil e realiza 40 partos, bem como seis mil atendimentos no Pronto Socorro. Participaram desta reunião a diretora de Saúde de São Manuel, Patrícia de Morais, para que se pudesse debater alguns tópicos.

Atualmente, o Hospital Casa Pia São Vicente de Paulo possui uma parceria com o Hospital de Clínicas da Unesp, estendendo o serviço para Pratânia e Areiópolis. A demanda exige uma atenção especial, e por isso, será feita uma gestão junto ao Governo do Estado para ampliar o trabalho conjunto e promover mais condições a todos, garantindo os benefícios e satisfação àqueles que procuram a unidade no momento crítico, quando estão com a saúde debilitada.

De acordo com o Deputado Fernando Cury, "... o primeiro passo foi dado e daremos sequência a essa ideia, conversando com os prefeitos e buscando a melhor solução para a população. Agradeço o Dr. André Balbi, superintendente do Hospital das Clínicas, por se colocar à disposição e contribuir com informações e sugestões valiosas em prol dessa causa!..." afirmou o deputado em postagem na sua página no Facebook.

Fonte: Fernando Cury | Facebook
Imagem: Reprodução | Prefeitura Municipal de Conchas