Tamanhos de imagens para as mídias sociais

Saber as dimensões ideais para cada tipo de imagem nas principais mídias sociais da atualidade é essencial para que você crie com eficiência todo o material de comunicação dentro de cada plataforma.

FACEBOOK

Capa - Procure utilizar imagens em extensões JPG ou, de preferência, PNG.

Avatar - Apesar de exibir uma imagem de 160 x 160 pixels, o tamanho mínimo para o upload deve ser de 180 x 180 pixels, mas aconselha-se imagens maiores, de 500 x 500 pixels por exemplo, para uma melhor qualidade na visualização. Desde 2015 o Facebook também possibilita que se utilize vídeo de até 7 segundos no lugar de foto.

Imagem para posts - É aconselhável a utilização de imagens com 1200 x 900 pixels, mas também é viável que se utilize tamanhos quadrados como 700 x 700 pixels ou 800 x 800 pixels. A partir deste ano o Facebook liberou dois novos formatos de post: 500 x 650 pixels e 1000 x 1300 pixels (proporções de 1x1,3).

TWITTER

Capa - O Twitter dá bastante destaque a imagem da capa (por isso, dê atenção ao conteúdo da arte), com dimensão total de 1500 x 500 pixels e possibilidade de utilização de imagens com extensões PNG ou JPG.

Avatar - Apesar de ser exibida com um tamanho de 200 x 200 pixels em forma de prévia, a imagem utilizada deve medir 400 x 400 pixels. Pelo fato de sobrepor a imagem da capa (em desktops), é necessário se atentar às informações que serão encobertas.

Imagem para posts - As imagens compartilhadas são exibidas em uma miniatura de 506 x 506 pixels no feed, mas podem ser maiores que isso. Para que sejam exibidas com qualidade em várias plataformas, o tamanho ideal é de pelo menos 1024 x 512 pixels.

YOUTUBE

Capa - Assim como o Twitter, o Youtube também disponibiliza uma área total bastante interessante para a imagem de capa que varia no seu tamanho de exibição conforme o dispositivo utilizado para seu acesso. Entenda melhor as diferentes possibilidades a partir da imagem abaixo.

Avatar - A imagem do perfil é exibida com 98 x 98 pixels, mas recomenda-se a utilização de uma imagem de 800x800 px devido a preservação da qualidade.

LINKEDIN

Capa - A própria plataforma sugere que sejam utilizadas imagens de pelo menos 1536 x 768 pixels.

Avatar - O logo ou a foto de perfil deverá ter no mínimo 110 x 110 pixels que em miniaturas será exibida com 50x50 pixels e 30 x 30 pixels em comentários.

Outras dimensões - Imagens para apresentação de carreiras sugerimos 974 x 238 pixels. Banners de produtos e serviços use 646 x 220 pixels

INSTAGRAM

Avatar - A imagem de perfil precisa ter 152 x 152 pixels e como outras imagens da plataforma, não é possível alterar o seu tamanho, por isso dê a devida atenção às informações contidas na mesma.

Fotos/Publicações - As miniaturas tem por padrão um tamanho de 292 x 292 pixels e são exibidas no feed com 600 x 600 pixels, no entanto é aconselhável que sejam utilizadas imagens com tamanho mínimo de 1080 x 1080 pixels.

Apesar da exibição ser em formato grade no perfil e com imagens quadradas, o Instagram passou a aceitar postagens no formato de retrato e paisagem. É importante ressaltar que elas sempre se adequarão a largura do feed.

PINTEREST

Avatar - O tamanho da imagem de perfil da conta é exibida com tamanho de 160 x 160 pixels.

Imagens da pasta - A imagem exibida como capa da pasta é exibida com 200 x 200 pixels. As outras duas que aparecerão (ao lado) como padrão terão 100 x 100 pixels. Elas não são ajustadas de acordo com essas proporções e sim sofrem um crop automático feito pela plataforma. Vale lembrar que essas imagens poderão ser substituídas por quaisquer outras que existirão dentro da sua pasta.

Pin - Os pins serão exibidos com um tamanho fixo de largura de 236 pixels, sendo a altura variável de acordo com o tamanho da imagem.

Com estas dicas, você não terá mais problemas com a publicação e postagem de imagens nas rede sociais. Divirta-se!

Por: Vaulíria Singer | Gitanes Digital
Imagem: Vaulíria Singer | Gitanes Digital