Facebook não limita feed a 25 amigos

Cinco usuários do Facebook, na penumbra e com um fundo azul,  com seus smartphones nas mãos. A palavra

Por: Márcio Padrão | UOL, em São Paulo
Em:Domingo, 09 de Setembro de 2018
Imagem: Reprodução | Internet

As correntes no Facebook nunca morrerão, pelo visto. Já tivemos hacker que pode roubar perfil, a hashtag de privacidade #naoautorizo e agora um tipo de post que tem viralizado nas redes social diz que ela agora limita a 25 os amigos que aparecerão no seu feed. Mas claro que isso é boato.

A mensagem diz que, para combater esse controle, o usuário deve copiar e colar um texto que informa sobre a suposta mudança. Veja um exemplo:

Funciona!! Eu tenho um novo feed de notícias. Estou vendo posts de pessoas que não vejo há anos. Aqui está como contornar o sistema FB agora tem no lugar que limita as publicações no seu feed de notícias. O novo algoritmo deles escolhe as mesmas poucas pessoas - cerca de 25 - quem vai ler as suas publicações. Portanto, Segura o dedo em qualquer lugar neste post e "Copiar" vai aparecer. Clique em "Copiar". Então vá a sua página, comece um novo post e coloque o dedo em qualquer lugar no campo em branco. "colar" vai aparecer e clicar em colar. Isso vai contornar o sistema. Se você está lendo essa mensagem, faça-me um favor e deixe-me um comentário rápido... um " Olá", uma figurinha, o que quiser, então você vai aparecer no meu feed de notícias.

Abaixo, outro exemplo do tipo, mas com uma redação diferente:

Queridos amigos do Facebook, também eu me associo agora e mudo esse algoritmo do Facebook, pois noto que não vejo mais tantos posts dos meus amigos. Pode-se evitar ouvir sempre dos mesmos 25 amigos do Facebook e mais ninguém mais. Este post explica por que não vemos todos os posts dos nossos amigos. O Newsfeed só mostra, por último, publicações das mesmas cerca de 25 pessoas, porque o Facebook tem um novo algoritmo. O sistema escolhe as pessoas que vão ler a tua publicação. No entanto, eu gostaria de escolher para mim mesmo. Por isso que eu quero te pedir um favor: Se você ler esta mensagem, me escreva um breve comentário, um "oi", um adesivo, o que quiser, assim você vai aparecer no meu feed de notícias. Caso contrário, o Facebook escolhe a quem me mostrar e eu não preciso de Facebook para escolher os meus amigos! Não hesites em copiar este texto e publicar na tua parede, para que tenhas mais interação com todos os teus contatos e consigas contornar o sistema à parte. Mantém o teu dedo em algum lugar neste post até "Copiar" aparece. Em seguida, clica em "Copiar". Agora acesse a sua página e com "colar" você pode postar o texto então. Se você acabou de copiar e colar, você vai voltar a ver mais notícias dos seus amigos

Esse tipo de farsa vire e mexe aparece no Facebook, sem que ninguém saiba como ou por quê. Em parte, esse tipo de boato se espalha, porque a empresa costuma ser pouco clara sobre como funciona o algoritmo.

AQUI VAI A EXPLICAÇÃO

Se você está vendo sempre as mesmas pessoas na sua timeline, provavelmente é porque você interage com elas. Se você comentar em um post como esses, cria uma interação. Então pode ser que realmente tenha algum efeito, mas ninguém sabe exatamente a lógica do algoritmo.

O Facebook recentemente anunciou que prioriza mensagens de amigos e parentes, em vez de notícias, porque pesquisas internas mostraram que é isso que a maioria dos usuários da rede procura ao entrar nela.

O algoritmo tenta prever o que você vai curtir e faz de tudo para evitar algo que vá te desagradar, para isso analisa todas as interações (reações e comentários) que você faz em posts.

COMO TER O CONTROLE

Se uma linha do tempo que não segue uma ordem cronológica te incomoda, veja como ter (algum) controle sobre o que é mostrado no feed.

1. Mude a visualização padrão

Por padrão, o Facebook exibe as histórias mais populares dos seus contatos. Mas existe um caminho para visualizar as publicações pela ordem em que foram publicadas.

Nos celulares, clique no ícone de três linhas (canto inferior direito) e em procure a parte de "Atalhos". Uma das opções fixadas é a "Mais recentes". Você também pode navegar usando os atalhos que aparecem em "Feeds" (mais recentes, conhecidos, família...).

Na versão desktop, vá no canto superior esquerdo e procure a opção "Feed de Notícias". Clique nos três pontinhos e selecione o item "Mais Recentes". A página vai atualizar e as informações mais novas aparecerão para você.

O problema é que este procedimento precisa ser feito toda vez que você entra no Facebook, que não permite que a configuração seja salva.

2. Priorize os amigos e grupos que mais gosta.

O Facebook não deixa salvar a ordem cronológica, mas, pelo menos, deixa você escolher até 30 perfis para serem vistos primeiro.

Pela página inicial: No menu da esquerda, encontre "Feed de Notícias" e clique nos três pontinhos logo ao lado. Selecione "Editar preferências" > "Priorize quem ver primeiro". A janela mostrará todas as suas páginas e amigos. Clique naqueles que deseja dar prioridade em seu feed e depois em "Concluir".

Pela página/perfil específico: No botão "Seguindo", mostrado logo abaixo da foto de capa da página ou perfil desejado, selecione a opção "Ver primeiro".

Pelo app do Facebook no celular: Clique no ícone com três tracinhos (no canto inferior direito) e vá até as "Configurações". Procure e toque em "Preferências do Feed de Notícias". Selecione a opção "Priorize quem ver primeiro" e escolha quem deseja priorizar.

3. Crie listas

Um ótimo jeito de ter controle sobre os posts é dividi-los por assuntos, criando listas. Podem ser listas de páginas de notícias, de amigos, de familiares, de colegas de trabalho...

É só selecionar a opção "Lista de amigos" (no menu lateral esquerdo, na categoria "Explorar") e deixar a criatividade rolar para organizar pessoas, grupos e páginas.

Os seus contatos não vão saber dessa organização. O recurso funciona apenas para exibir de uma forma mais prática a publicação dos seus contatos no Facebook, e dentro das listas os posts não são filtrados ou embaralhados.

4. Oculte publicações de quem não gosta

Colega de trabalho, chefe, cliente, sogros... Sabemos que nem sempre é possível desfazer uma amizade no Facebook.

Para não criar uma saia justa, você pode deixar de seguir a pessoa ou silenciar o seu contato por 30 dias. Nas duas opções, você deixa de visualizar as publicações, mas permanece "amigo" dentro da rede social.

As alterações também são feitas dentro das "Configurações" do Facebook, em "Preferência do Feed de Notícias".

5. Adote o feed de páginas

Quantas páginas você segue no Facebook? Dezenas ou centenas? O Facebook separou um lugar especial para quem quer ver as atualizações mais recentes.

Para isso, vá até "Explorar" (no menu lateral esquerdo, na web; no ícone de três barras, no celular) e selecione a opção "Feed de Páginas". Lembre-se que as publicações de seus amigos não vão aparecer nesta parte.

 

Curta a página do Jornal eCuesta no Facebook e fique por dentro das principais notícias e novidades: www.facebook.com/jornal.ecuesta/