Quando trocar a roupa de cama?

Jovem mulher com cabelos longos, preparando a cama em casa

Por: Vaulíria Singer | Jornal eCuesta
Em: Terça-feira, 30 de Julho de 2019
Imagem: Depositphotos

Todas concordamos que a limpeza da casa não deve ser feita de qualquer jeito, certo? Cuidar bem da limpeza dos móveis, higiene das roupas e artigos de uso pessoal é ideal pra manter a boa saúde da família e evitar que a decoração da casa passe uma impressão de descuido. E sabia que limpar a casa com frequência também é o segredo para evitar prejuízos com roupas e móveis que estragam por causa do mofo? Isso mesmo! E para ajudar a cuidar muito bem das peças de cama, mesa e banho, vamos ver as dicas para deixar a casa sempre impecável.

PREVENÇÃO

- O ideal é sempre se deitar com as roupas limpas e depois de tomar um banho. Afinal, não adianta nada trocar a roupa de cama se você for dormir com aquela roupa que ficou no seu corpo durante o dia todo.

- Uma dica importante é evitar ficar andando pela casa com os sapatos que você usou na rua. Além de conservar melhor a limpeza, também evita que toda aquela impureza do ambiente externo como micro-organismos nocivos entrem no seu lar e contaminem todo o ambiente.

- Não acumule bagunça. Lugar de roupa é dentro do armário! Já as roupas sujas, devem ficar bem guardadas em um cesto com tampa que pode ficar no banheiro ou na lavanderia.

- As toalhas molhadas devem ser estendidas no varal ou em algum lugar arejado. Nada de deixar elas em qualquer lugar, principalmente em cima da cama! Umidade é um convite para alergias, mofo e até insetos.

- Escolha produtos químicos neutros, com aromas suaves e naturais. Evite aqueles com o cheiro muito forte ao lavar as roupas de cama e toalhas!

CUIDANDO DA ROUPA DE CAMA

- Antes de usar um jogo de roupa de cama novo, lave-o de acordo com as instruções contidas na etiqueta!

- É bom lavar uma quantidade razoável de roupa na máquina de lavar sem exceder o limite. Separe as roupas de cama por material e cor, já que, lavar certos materiais em conjunto causa desgaste e diminui a vida útil do tecido. Outra dica é não misturar roupas que tem velcro, zíper ou botões pontudos.

- Use água morna, sabão em pó neutro suave, e, termine o enxágue com água fria! E se for necessário, espere a hora certa pra colocar alvejante e amaciante.

- Colchas com enchimento e edredom não precisam ser passados. O calor do ferro irá estragar a peça. Depois de secos, guarde em bolsas apropriadas pra evitar fungos e mofos.

- Alguns produtos de beleza e hidratantes corporais podem estragar e manchar roupas de cama, por isso, antes de dormir, se for usar um desses produtos no rosto, cubra o travesseiro com uma toalha.

EVITANDO "BOLINHAS" E ENCOLHIMENTOS

Aqueles tecidos com fibras de poliéster sempre acabam ficando cheios de bolinhas, não é mesmo? Com o tempo, isto pode se tornar incômodo e dar uma aparência feia a roupa. Uma dica é apostar em fios de algodão, já que eles são mais difíceis de juntar bolinhas.

Por outro lado, os tecidos de algodão e outras fibras naturais podem encolher facilmente. E pra evitar isso, basta fazer a limpeza sem usar água muito quente.

É importante lembrar de ajustar a máquina de lavar com o programa que mais combina com as peças que serão lavadas. Assim evita que as roupas se desgastem facilmente. Então, o ideal é ler o manual e descobrir qual é a melhor programação para cada tipo de roupa a ser lavada.

CAMA ARRUMADA

Além de um lençol limpo e bem passado, existem outras alternativas que também podem deixar sua cama bem arrumada. Uma delas é a saia de cama que é uma peça que cobre as laterais da cama box. Além protegerem a cama, também dão um visual bem elegante não só para a cama, mas também ao ambiente do quarto!

E para que a saia não fique desproporcional, o ideal é medir a cama antes de comprar a sua. Já com as medidas, confira a altura, largura e o comprimento do móvel, para que o tecido não se arraste no chão e se ajuste perfeitamente!

CUIDANDO DAS TOALHAS

Toalhas manchadas ou ásperas são desagradáveis de usar. Lave as peças escuras separadas das claras e use amaciante somente nas mais velhas, ou a absorção do tecido será prejudicada.

PASSANDO A ROUPA

- Assim que tirar a roupa do varal, o certo é dobrar tudo, pois assim ficará bem mais fácil na hora de passar, já que dobradas elas não amassam muito.

- A dica de ouro é não deixar as peças ficarem muito secas para passar. Se elas ainda estiverem um pouco úmidas, fica muito mais fácil conseguir deixar elas bem passadas.

- Com os lençóis, é melhor começar pelas bordas. Assim eles dobram com mais facilidade. E você pode passar eles dobrados. É só ir alterando os lados.

- Na hora das fronhas, primeiro passe elas abertas e depois dobre ao meio na largura e depois ao meio novamente.

O QUARDA ROUPA

- Pra ganhar tempo e deixar tudo bem mais prático, guarde os jogos juntos. Lençol, colchas e fronhas. E uma dica bem legal é usar a fronha como um saquinho e guardar todo o jogo dentro dela. Assim, você nunca vai perder uma das peças.

- Sempre que for guardar um lençol que acabou de passar, coloque ele por baixo da pilha pra garantir que todos os jogos sejam utilizados.

- Na hora da organização não use só o quarda roupa. Abuse de prateleiras, baús, gavetas ou mesmo caixas etiquetadas!

 

Curta a página do Jornal eCuesta no Facebook e fique por dentro das principais notícias e novidades: www.facebook.com/jornal.ecuesta/