Depilação: Mitos e Verdades

Morena assustada ao observar a sua perna através de uma lupa

Muitas pessoas podem até pensar que a depilação é um hábito moderno, mas a verdade é que é uma prática milenar de homens e mulheres. Várias civilizações antigas já removiam o excesso de pelos com fins estéticos e higiênicos. As técnicas de depilação eram as mais diversas possíveis.

Acredita-se que os primórdios da depilação tenham ocorrido por volta do ano 1500 a.C, período no qual os homens removiam os pelos utilizando matérias-primas animais. Anos depois, Cleópatra também desenvolveu o hábito de tirar seus pelos com um tipo de cera quente feita de argila, sândalo e mel. Ela usava tiras de tecidos finos para executar o processo de depilação.

Os gregos também usavam técnicas depilatórias, principalmente entre os atletas. Já no Império Romano, as lâminas e os cremes depilatórios com soda cáustica passaram a ser usados.

Atualmente, as técnicas de depilação estão avançadas e homens e mulheres se beneficiam com a depilação a laser, depilação egípcia, depilação com cera quente e fria, cremes depilatórios e outras formas de depilar. Os procedimentos já fazem parte do ritual de beleza de grande parte das pessoas, principalmente no verão brasileiro.

Porém, as polêmicas sobre o assunto, entretanto, são as dúvidas que rondam as técnicas utilizadas para a depilação. Após pesquisar em alguns sites sobre o assunto, aí estão algumas das questões sobre o que é mito e o que é verdade nos processos de depilação.

OS PELOS NASCEM MAIS GROSSOS SE RASPADOS COM LÂMINA

MITO. A sensação de que eles estão mais grossos existe porque a lâmina corta o pelo, diferentemente da cera que o remove pela raiz. Esse processo faz eles ficarem pontudos, uma vez que o fio não é retirado por inteiro. Se isso fosse verdade, seria a solução para a calvície!

VOU TER VARIZES SE ME DEPILAR COM CERA QUENTE

MITO. As varizes podem aparecer por predisposição genética, sedentarismo, uso de salto alto e de pílula anticoncepcional. Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação com cera quente ao aparecimento de varizes. A aplicação da cera quente é feita superficialmente. Já as veias ou microvasos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não podem chegar.

USAR CERA QUENTE COM MUITA FREQUÊNCA CAUSA FLACIDEZ

MITO. Nem o calor nem o movimento de puxar a cera alteram o estado normal de elasticidade e resistência da pele. Este estímulo é apenas superficial. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidos durante o processo de depilação.

DEPILAR COM CERA OU LASER PERTO DO PERÍODO MESTRUAL DÓI MAIS

VERDADE. A sensibilidade vai variar de acordo com a pessoa, mas, por conta dos hormônios, a mulher pode sentir mais dor nesse período.

MINHA PÁLPEBRA VAI CAIR SE EU DEPILAR A SOBRANCELHA COM CERA

MITO. Não há nenhuma comprovação científica. A flacidez na região faz parte do processo de envelhecimento por conta do enfraquecimento das fibras de colágeno, algo que não é possível de ser atingido pela depilação.

DEPILAÇÃO A LASER ELIMINA OS PELOS DEFINITIVAMENTE

MITO. A depilação a laser faz a miniaturização dos fios, que ficam menores, mais finos e mais claros a ponto de serem imperceptíveis a olho nu. Entretanto, a técnica não elimina os pelos definitivamente.

DEPILAÇÃO COM CERA OU LÂMINA ESCURECE A PELE

VERDADE. Qualquer dano térmico, no caso da cera, ou inflamatório, para ambas as técnicas, pode causar alteração da cor da pele. Isso é mais comum em quem tem predisposição a melasma.

USAR HIDRATANTE QUE CONTENHA ÁLCOOL APÓS A DEPILAÇÃO IRRITA A PELE

VERDADE. Além de irritar a pele, pode obstruir os poros e causar foliculite. Lave o local antes e depois da depilação, use hidratante só no dia seguinte.

DEPILAÇÃO FAZ COM QUE OS PELOS DIMINUAM

VERDADE. A tração dos fios, processo que acontece na maioria das técnicas de depilação, faz os pelos afinarem e, a longo prazo, diminuírem.

OS PELOS ENCRAVAM MAIS COM DEPILAÇÃO COM CERA

QUASE VERDADE. Os pelos encravam quando são tirados no sentido contrário ao do crescimento. Para evitar esse problema, o ideal é esfoliar a pele dias antes da depilação. O tratamento pode ajudar a diminuir a camada de células mortas, que se forma na superfície da pele e dificulta a saída dos fios.

CERA FRIA DEIXA OS PELOS ENCRAVADOS

MITO. Pelos grossos enrolados têm muito mais chance de crescer embaixo da pele. Isso não está ligado à temperatura da cera.

PASSAR A LÂMINA DEPOIS DA APLICAÇÂO COM CERA EVITA QUE OS PELOS ENCRAVEM

MITO. Além de não evitar o encravamento, pode causar foliculite. Depois da depilação com cera, a pele fica mais sensível. A lâmina provoca microtraumas na borda dos poros, facilitando a entrada de bactérias que causam infecção no folículo, o canal por onde o pelo passa.

EM ÁREAS COM TATUAGEM NÃO SE DEVE USAR DEPILAÇÃO A LASER

VERDADE. Não se pode fazer depilação a laser em locais em que haja uma tatuagem. Isso porque o laser procura pigmentos. Como os dois, pelos e tatuagens, possuem pigmentos, ele vai ter atração pelos dois . Então caso o laser seja aplicado em uma região tatuada ele irá queimar o pigmento da tinta da tatuagem, removendo a cor, e podendo causar feridas também.

Por: Vaulíria Singer | Feminices
Imagem: Reprodução | Internet