Academia X Cabelo

Fonte: Hugo Nakanishi | Salão Helio
Edição: Vaulíria Singer | Jornal eCuesta
Em: Sexta feira, 06 de Setembro de 2019
Imagem: Reprodução | Internet

Com o sucesso da "geração fitness", muitas mulheres começaram a recorrer às academias para exibir corpos delineados e, claro, cuidar de sua saúde. No entanto, ao sair da academia, é impossível não exibir cabelos oleosos, decorrentes do suor liberado durante a atividade física. Será que é preciso lavar os cabelos ou algum truque pode ser usado para disfarçar a aparência indesejada?

ENTENDA O SUOR E SAIBA COMO ELE AGE NOS FIOS

"O suor é constituído por cloreto de sódio (sal) e gordura, que são produzidos pelas glândulas da pele. Com a prática da atividade física, estes componentes têm sua produção aumentada, causando danos aos fios. O sal em excesso, por exemplo, pode resultar no ressecamento dos fios, enquanto a gordura, que tem função de proteção, pode obstruir o folículo quando em demasia", pontuou o especialista.

O SUOR E A APARÊNCIA INDESEJADA

Além dos danos à fibra capilar, o suor cria uma aparência que causa temor à qualquer mulher: "O cloreto de sódio e a gordura são líquidos que umedecem e grudam no fio desestruturando sua forma, criando embaraçamento e resultando em um aspecto desagradável".

CUIDADOS NA HORA DE PRENDER

Prender os cabelos durante a atividade física é essencial. Isto não só facilita a execução dos exercícios, como protege-os do contato com o suor - ele contém sal, que pode danificar o cabelo. Além disso, prender os cabelos evita que os fios enganchem em alguma divisão ou dobra dos aparelhos de musculação.

Na hora de prender é importante optar por um elástico forrado com tecido, que evita que os fios se quebrem. Também é importante mudar o penteado para não quebrar os fios. Vale fazer um rabo de cavalo ou coque. Se você tiver franja, use uma faixa de cabelo para que ele não entre em contato com o suor.

LAVAR OU NÃO OS CABELOS

Depois de saber de que maneira o suor age nos cabelos, a resposta parece um pouco óbvia: "Sim! Para retirar completamente o sal e a gordura produzidos em excesso durante a malhação, é fundamental lavar os cabelos. O procedimento reestabelece o equilíbrio do Ph do couro cabeludo e, consequentemente, dos fios de cabelo".

MALHAÇÃO CONSTANTE EXIGE LAVAGEM DIÁRIA?

Muitas mulheres não abrem mão de comparecer à academia todos os dias. No entanto, alguns cabeleireiros indicam a lavagem dos cabelos em dias alternados. Então, o que fazer? "Lavar o couro cabeludo diariamente não causa prejuízo aos fios, desde que o procedimento seja feito com os produtos adequados e de qualidade. O que não devemos fazer é esfregar as madeixas durante a lavagem e/ou permanecer com o cabelo úmido ou abafado por muito tempo. Também é importante tomar cuidado durante a secagem: o secador muito próximo aos fios, a utilização de uma escova inadequada e a ausência de proteção térmica podem danificar os fios".

E SE NÃO DER PARA LAVAR OS CABELOS?

Com a correria do dia a dia, às vezes fica difícil conseguir lavar os cabelos imediatamente após o exercício físico. "Nesses casos, pode-se usar um shampoo a seco, como o Fresh Dust, como aliado. Ele ajuda a reduzir a umidade e a oleosidade do couro cabeludo, proporcionando aos cabelos mais leveza, volume e prolongando a duração do hairstyle", finalizou o profissional.

 

Siga o Jornal eCuesta no Twitter @Jornal_eCuesta