Cãodomínio

Por: Espaço Pet | Jornal eCuesta
Em: Sábado, 07 de Setembro de 2019
Imagens: Arquivo pessoal | Nil Laino

Um grupo de vizinhos de Cabo Frio, na região dos Lagos do Rio, se uniu e criou um "cãodomínio" para abrigar animais de rua. Ao todo, cinco cães vivem na casinha construída pelos moradores. O espaço fica no bairro Caminho de Búzios e a ideia é que os animais possam circular pelo local e tenham um abrigo, principalmente em dias de chuva e frio, além do acesso fácil à alimentação.

"Tem alguns cães que vêm, comem e vão embora. Outros dormem e, no dia seguinte, já não estão mais aqui", contou a aposentada Nil Laino, uma das participantes da iniciativa. De acordo com a aposentada, a ideia surgiu porque Belinha, Lili, Pingo, Pirata e Neguinho já recebiam cuidados dos moradores do bairro. "Esses são nossos, não são para adoção", brincou.

Além da casinha e alimentação, Nil conta que todo mês o grupo de vizinhos arrecada uma quantia em dinheiro para levar os animais ao veterinário e comprar medicamentos.

COMO SURGIU A IDEIA

A aposentada conta que a ideia saiu do grupo de vizinhos. "Eles dormiam embaixo das árvores, no frio. Então, alguém falou sobre fazer umas casinhas e o grupo todo aprovou", contou Nil. Ela fez o rascunho de um projeto de "cãodomínio". Depois, um pedreiro que trabalha no bairro se propôs a construí-lo sem cobrar nada.

Ela conta que os moradores já tinham alguns materiais de construção, que foram usados na obra. O que faltava, eles faziam uma vaquinha para comprar. O trabalho levou cerca de 15 dias e o "Cãodomínio" ficou pronto no fim de agosto.

O amor pelos animais não para por aí. Além de ganharem uma casa e comida, eles também têm direito, eventualmente, a churrasco e bolo de ração.

INSPIRAÇÃO

A iniciativa dos vizinhos de Cabo Frio está fazendo sucesso na internet depois que Nil postou as fotos do espaço em uma rede social. "Eu não esperava essa repercussão toda. Fizemos isso por eles. Eu postei o "antes" e "depois" e, de um dia pro outro, viralizou", contou.

CONSCIENTIZAÇÃO

Além de mudar a vida desses animais, os moradores também buscam conscientizar outras pessoas. Ao lado do "Cãodomínio", uma placa deixa mensagens para que as pessoas busquem cuidar melhor de seus bichinhos e dos que vivem nas ruas.

• Adote, não compre!
• Maus tratos é crime!
• Não abandone!
• Mais amor, mais respeito pelos animais, pela natureza, crianças e idosos.

 

Curta a página do Jornal eCuesta no Facebook e fique por dentro das principais notícias e novidades: www.facebook.com/jornal.ecuesta/