Economize utilizando apps de supermercados

Se você é daqueles que fica assustado com o valor final da compra quando vai ao supermercado, calma. Agora você poderá ficar pelo menos um pouco aliviado na hora de pagar a fortuna no caixa. Isso porque as grandes redes passaram a adotar recentemente aplicativos que contam com descontos bem interessantes para o consumidor.

É o caso, por exemplo, de marcas como Pão de Açúcar, Extra e Carrefour, todas com unidades em grande parte do Brasil. As duas primeiras, que pertencem ao mesmo grupo, dizem que a ideia do aplicativo surgiu por uma pressão envolvendo três fatores: usar a base de dados dos programas de fidelidade que mantinham há anos, entrar no meio digital e focar em descontos personalizados.

E OS DESCONTOS FUNCIONAM?

Como pertencem ao mesmo grupo, os apps do Pão de Açúcar e do Extra são bem parecidos. Para ter acesso, basta baixar na loja de aplicativos do iOS e Android e entrar com o cadastro que você já usa nos dois mercados (Pão de Açúcar Mais e Clube Extra) ou criando um novo. Aí, então, são mostradas diversas ofertas – algumas gerais e outras personalizadas que mudam de pessoa para pessoa utilizando um algoritmo que toma como base seu histórico de compras.

As promoções oferecidas são atualizadas semanalmente, com descontos massivos. Não é questão de 5% ou 10%, mas em média 30% sobre o valor do produto. Na última semana, o app do Pão de Açúcar chegou a mostrar uma oferta em que um iogurte saía com 99% de desconto – sim, quase de graça. Segundo o Pão de Açúcar, o fato de os descontos serem dados em cima do preço da gôndola impossibilita qualquer temor de a oferta ser falsa – mas é bom o consumidor pesquisar antes.

"Não trabalhamso dessa forma, elevando os preços para dar desconto sobre o preço elevado. O desconto é do preço da gôndola. É o preço que está lá, não mexemos no preço. Se nós tivessemos alterado os preços quando lançamos o aplicativo, ninguém compraria mais porque não existia o aplicativo e estaria tudo caro. Mexemos nos lucros de outras vertentes, como margem de ganhos ou de número de consumidores novos", explica Renato Camargo, gerente de fidelidade do Grupo Pão de Açucar.

O aplicativo foi testado por duas vezes em uma loja do Pão de Açúcar da zona sul de São Paulo. Na segunda vez, a compra teve nada menos que R$ 25 de desconto no total de quase R$ 300. Basta abrir o applicativo, ativar os descontos que você quiser e, na hora de passar no caixa, dar o número do seu CPF – pronto, os produtos já passarão com desconto.

Os aplicativos do Pão de Açúcar e do Extra já chegaram, juntos, a 4 milhões de downloads. Isso é visto nas lojas físicas: um dos grandes problemas é que alguns dos produtos em que foram ativadas as ofertas já estavam esgotados das prateleiras – inclusive o iogurte com 99% de desconto. Os descontos podem ser cadastrados tanto pelos supermercados quanto pelos fornecedores diretamente – e a agressividade das ofertas impressiona.

"Existem três eixos. O eixo da industria, o varejo que somos nós e clientes. Tem que fazer o equilíbrio. Como conseguimos ser agressivos? O cliente não consome só aquele produto, ele compra coisas novas. Se você tem esse equilíbrio entre o cliente e a marca, fecha a conta no final. Talvez tenham clientes que não deem resultados e outros que dão além da média", aponta Renato

OUTRA ESTRATÉGIA

O Carrefour lançou seu próprio sistema de descontos em aplicativo no último mês de outubro, talvez pressionado pelo sucesso da rede rival. Contudo, o programa do grupo se diferencia do Grupo Pão de Açúcar por não depender exclusivamente do aplicativo: os descontos podem ser obtidos também por e-mail e em totens nas lojas físicas, em uma tentativa de levar o plano a quem não costuma baixar aplicativos.

A rede ainda diz oferecer como um diferencial a possibilidade de usar os descontos em todas as plataformas de consumo do Carrefour: supermercados, hipermercados, lojas de proximidade, postos de combustíveis e e-commerce. Ao contrário da concorrência, as ofertas são cadastradas pelo próprio Carrefour – e também contam com personalização baseada no gosto de casa usuário.

Os cupons de desconto não são automáticos como no Pão de Açúcar e Extra, mas devem ser lidos com QR Code no caixa ou apresentados em versão física, se o cliente desejar imprimir as ofertas. A meta da empresa é fidelizar o cliente.

"Temos a expectativa de emitir cerca de 100 milhões de cupons dirigidos a cada mês, aumentando a sinergia da nossa operação e levando ao cliente mais vantagens, que vão além do preço, para ele fazer mais Carrefour", diz Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour Brasil

E A SEGURANÇA DOS DADOS?

O cliente que não pensa só no desconto pode ter uma preocupação em meio a essas descontos segmentados: o que é feito com os dados dos clientes? As duas marcas envolvidas com os apps monitoram o hábito de consumo dos usuários para fornecer descontos cada vez mais personalizado – bem parecido com o que o Facebook já faz. Em tempos de vazamento de dados como o do Uber, isso causa temores.

No caso do Pão de Açúcar e do Extra, a rede que comanda os estabelecimentos diz que segue um programa rigoroso de segurança dos dados dos usuários, oriundo da França. O Grupo GPA diz confiar nos processos de segurança e que trabalha constantemente em melhorias nesta área. Além disso, alega não compartilhar nem vender informações de clientes para terceiros – somente são compartilhados com parceiros de grupos anônimos de consumidores.

"Quando elas se identificam elas têm a ciência do que oferecem como dados. Não vendemos para ninguém. A nossa politica é bem severa e são inúmeros sistemas. É toda criptografada, ninguém tem acesso internamente. A chance de vazar é quase nula", afirma Renato Camargo

O Carrefour seguiu na mesma linha. A rede diz ter investido em segurança para impedir usos indevidos dos dados – a criptografia ponta a ponta também é citada. O Carrefour também garante que os dados ficam seguros quando repassados às indústrias.

"No caso da indústria, qualquer dado devidamente autorizado pelo cliente fica restrito à rede. A relação da rede com a indústria envolve o direcionamento estratégico de vendas, que é determinado pelo Carrefour com base nos dados disponíveis sobre os hábitos de consumo do cliente", diz.

E você, leitor do Jornal eCuesta, o que acha desta facilidade?

Fonte: Direto da Redação | Jornal eCuesta
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