Faltas sem justificativas

Placa com as estatísticas do número de pacientes que faltaram em consultas na UBSF Nova Cerquilho no mês de junho de 2018, que faz parte de uma campanha lançada pelo Prefeitura de Cerquilho para conscientizar a população sobre faltas sem justificativas nos postos de saúde A Prefeitura de Cerquilho, por intermédio da Secretaria da Saúde e Promoção Social, instalou nas unidades básicas de saúde painéis para informar e conscientizar a população sobre a importância de não faltar em consultas e exames ou avisar com antecedência quando for realmente necessário se ausentar.

Infelizmente, a cidade tem registrado altos números de faltas sem justificativa e sem aviso prévio em exames, consultas médicas e com a enfermagem. Quando uma pessoa falta sem avisar, ela tira a vaga de outra pessoa que necessitava e agrava ainda mais as filas de espera.

Por exemplo, só no mês de Junho, a Unidade Básica de Saúde da Família da Nova Cerquilho contabilizou 202 faltas: 40 faltas em Hiperdia, 66 em Clínica Médica, 14 em Puericultura (consulta), 6 de Gestantes, 44 faltas em exame Papanicolau, 4 em testes rápidos, 9 em Puericultura (exames), 8 em pedidos de exames e 10 em Hiperdia (exame). Mas este cenário se repete em outras UBSF.

Com a instalação do quadro em todas as unidades básicas, o qual é atualizado mês a mês, a Prefeitura e a Secretaria esperam que a população se conscientize e se atente da responsabilidade que tem quando agenda um compromisso médico no posto, não apenas com os funcionários, mas principalmente com outros pacientes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cerquilho
Imagem: Reprodução | Prefeitura Municipal de Cerquilho