Alfabetização para Haitianos em Pereiras/SP

Vista do interior da sala de aula com os alunos haitianos fotografados do fundo da sala tendo o cameraman filmando a aula e o professor dirigindo-se aos alunos

Fonte: Facebook | Prefeitura Municipal de Pereiras/SP
Em: Segunda feira, 29 de Abril de 2019
Imagem: Reprodução | Prefeitura Municipal de Pereiras/SP

Neste sábado, 27/04, a TV TEM esteve em Pereiras (SP) para uma reportagem especial: a sala de aula ministrada pelo Prof. Antonio Marmo Alexandrini; um projeto espontâneo e voluntário que vem, a cada final de semana, angariando mais alunos e já é destaque nas mídias televisivas.

Com foco na alfabetização da língua portuguesa, a sala de aula teve início há pouco mais de três meses com apenas 12 alunos. Hoje já são 31 haitianos frequentando regularmente as aulas.

Professor Marmo garante que o trabalho de ensinar os alunos é gratificante para o coração e para a alma. Segundo ele, os alunos são compenetrados, o que ajuda muito no processo ensino/aprendizagem. "Só há comunicação quando ouvimos uma palavra e esta tem um sentido em nosso consciente. Essa é minha proposta, fazer com que esses alunos ouçam nossas conversas, ouçam nossa linguagem e façam sentido".

A sala de aula ministrada pelo Prof. Marmo acontece todos os sábados na Escola Municipal Rozendo Duarte Lobo, das 13 às 16 horas. Muitas das vezes, Professor Marmo fala com os alunos em francês ou inglês, para só assim compreendê-los e ensiná-los em português, seja falando, desenhando e até levando objetos que façam com que os alunos construam o significado das palavras.

 

Curta a página do Jornal eCuesta no Facebook e fique por dentro das principais notícias e novidades: www.facebook.com/jornal.ecuesta/