Ten. Cel. Katia Christofalo vai comandar Batalhão da PM de Botucatu

O comando do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Botucatu tem um novo comandado e será a primeira vez que uma mulher ocupará este cargo desde a sua criação e a incorporação de mulheres no policiamento, há mais de 20 anos.

O Diário Oficial do Estado publicou na última quinta-feira, 7, a Resolução 6-9.2017, do Gabinete do Secretário de Segurança Pública de São Paulo designando a Tenente Coronel Katia Regina Firmino Christófalo, que deverá assumir o posto na próxima semana, devido “à promoção por merecimento”.

Ela assume o cargo de comando que até a semana passada era ocupado pelo Tenente Coronel Jorge Duarte Miguel que se despediu do comando daquele Batalhão em mensagem gravada na rede de rádio da Polía Militar e postagens nas redes sociais. Na mesma Resolução 6-9.2017, o coronel Jorge Duarte foi transferido para a DSA – Departamento de Suporte Administrativo do Comando Geral da PM, “por conveniência própria”.

A oficial assume o comando de 13 cidades da região de Botucatu e as Cias de São Manuel, Laranjal Paulista e Botucatu. Ela é botucatuense e já atuou na cidade, tanto no policiamento como em atividades burocráticas na sede do BPM-I. Posteriormente foi transferida para outras cidades e atuou na Capital. Até então, mesmo residindo em Botucatu, a oficial estava atuando na Polícia Rodoviária da região de Sorocaba, de onde retorna para assumir o cargo.

A nova comandante vai se reunir na próxima semana com os demais dirigentes da corporação para estabelecer as normativas de trabalho na área de segurança ostensiva e trabalhos internos.

A Tenente Coronel Katia Regina Firmino Christófalo foi promovida ao posto por merecimento, segundo portaria do governador Geraldo Alckmin, no ultimo dia 24 de agosto e decisão publicada no Diário Oficial do Estado no dia seguinte.

Por: Redação | Jornal eCuesta
Imagem: Katia Christófalo | Arquivo Pessoal