Bem-Te-Vi é eleita a Ave Símbolo do Município de Botucatu

Um bem-te-vi (ave com peito amarelo, asas marrons e cabeça com uma lista preta nos olhos sobre cor branca) que está pousada sobre um galho de árvore em um dia emsolarado

Depois de mais de dois meses de votação aberta ao público, Botucatu tem agora a sua ave símbolo: o Bem-te-vi. Ao todo foram somados mais de 2 mil votos, dos quais 585 elegeram a ave vencedora.

A eleição foi promovida pelo “Passarinhando”, um projeto de extensão do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu em parceria com a Secretaria Municipal do Verde. Das 300 espécies de aves catalogadas no Município, 80 foram selecionadas para a votação popular através da internet.

No segundo lugar na eleição da Ave Símbolo do Município ficou o Tucanuçu, com 210 votos. O terceiro lugar ficou o João-de-barro, com 187 votos.

BEM-TE-VI

O Pitangus Sulphuratus, popularmente conhecido como Bem-Te-Vi, mede entre 22 e 25 centímetros de comprimento, com peso médio de 60 gramas. Típico da América Latina, o pássaro pode ser encontrado no Brasil em cidades, matas e locais próximos a ambientes aquáticos, como córregos, lagoas e rios.

Na natureza, o Bem-Te-Vi constrói seu ninho com capim. Na cidade, na ausência da vegetação, o faz com papel, plástico e fios. Comilão, o pássaro se alimenta desde frutas e flores até insetos e ovos de passarinhos.

Fonte: Prefeitura Muncipal de Botucatu
Imagem: Reprodução | Prefeitura Muncipal de Botucatu