Descontos do Burger King

Cheese burguer do Burger King tendo sobre ele, do lado direito inferior, um banner com a inscrição FALSO - É Mentira, e do lado esquerdo superior o logotipo invertido do Burger King

Não é de hoje que o Whatsapp tem sido a ferramenta preferida dos pulhas virtuais para a propagação de links maliciosos que roubam dados pessoais da vitima, devido a facilidade com que as pessoas, desavisadas, compartilham as falsas promoções entre seus amigos.

Esse tipo de golpe possui, quase sempre, o mesmo "modus operandi", que consiste na divulgação de falsos links promocionais de lojas diversas nos ramos alimentícios, cosméticos, de passagens aéreas etc..

A falsa promoção do cupom de descontos de R$50,00 do Burger King não é diferente: Ao observar o link podemos ver, de cara, que se trata de um golpe, afinal, a grafia está errada - burguer-king ao invés de burger-king. Vale ressaltar que o site oficial da famosa rede de fast-food é www.burgerking.com.br.

Ao clicar no link a vitima é redirecionada para o site falso onde deverá responder a um pequeno questionário simples. Ao final da pesquisa é informado que para receber o prêmio é necessário informar o e-mail e compartilhar o link para 10 amigos no Whatsapp.

Quando acaba a vítima nada ganha, não há cupom algum. Mas o e-mail dela passa a fazer parte de listas de empresas de marketing e fica abarrotado de spam. Pode ocorrer, também, o redirecionamento para uma tela que tenta instalar um app no celular, que pode conter vírus e adwares.

Se você procura cupons de desconto, vale notar que o próprio Burger King tem um aplicaqtivo (Android e iPhone) e qualquer promoção é divulgada nesse app e não através de links do Whatsapp.

Por: Redação | Jornal eCuesta
Imagem: Jornal eCuesta